sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Gazeta das Caldas


Navegando pelo Oeste
Hoje apresento-vos um blogue escrito por uma gaivota. Pelo menos é assim que a autora se auto-intitula ao publicar no blogue mareterra, sito em www.gaivota-mareterra.blogspot.com. Nascida em Caldas da Rainha, esta gaivota vive agora “mesmo de frente para o mar”, na Nazaré e muitas são as alusões no seu blogue à terra dos pescadores. Está portanto sempre presente o fascínio que a autora sente pelo mar e pelas gaivotas, ou “princesas do mar”, como as gosta de chamar. Aliás, algumas fotografias que a autora apresenta relativas à praia da Nazaré são tiradas do Sítio, ou seja, quase que simulando a vista que uma gaivota teria em pleno voo. Num dos seus posts mais recentes, apresenta algumas fotos do areal da praia e desafia os leitores a visitarem a Nazaré: “Apenas o rei astro, o nosso sol, anda um pouco fugidio... o mar continua calmo e baixo, as marés vazam mais ainda e a água está mais transparente que nunca!
Um mimo para quem gosta mesmo de praia!
Fica o convite, apareçam na nossa praia, que é de gente boa e que sabe receber, onde temos boa restauração e diversão programada para todas as noites em diversos locais e onde a nossa música dos nossos artistas nazarenos irão proporcionar belos espectáculos, assim como o rancho folclórico Tá-Mar da Nazaré!
E mais não digo, seria apenas mais repetitiva... há de tudo um pouco, e se forem para norte, lá para os lados da "fontinha"... bebam dessa água que escorre pelas rochas, vem purificada naturalmente e, depois, não mais deixarão de vir à Nazaré!”
A autora também gosta no entanto de falar de outros voos seus, entenda-se, as várias viagens que faz, quer dentro, quer fora do país e sempre ilustradas com bastantes fotos, como se um álbum de recordações se tratasse. Até porque mareterra é um blogue pessoal, onde a autora partilha um pouco dela com o mundo. E como espaço pessoal que é, muitos são os posts alusivos à família da autora, ainda que longe geograficamente, mas bem perto do seu coração, e da qual fala com imenso carinho e saudade, como se pode ler neste post de Novembro de 2008: “… e entre tachos e fogão e forno, garrafas e copos, amigos, família e convivências, resta-me ainda um bocadinho de tempo que ocupo a ouvir (porque ver... só algumas coisas) a televisão, e fazer outras "habilidades", entre doces próprios destas épocas, de maçã, pêra, tomate, abóbora, a velha marmelada à moda da minha mãe, que distribuo por tigelas e frascos e também ofereço aos amigos, fiz estas gracinhas para as minhas deliciosas princesinhas, e já não as largam, saias aos remendinhos e uma camisola para a minha Maria, que tão docemente ma pediu ao telefone "Vó fazes-me uma camisola?, roxa...".
De notar que a autora está sempre atenta aos comentários que os leitores fazem aos seus textos e fotos, gerando muitas vezes, conversas extremamente interessantes e dignas de serem igualmente acompanhadas. Acompanhe assim o voo desta gaivota e não se esqueça de visitar este blogue.

Joana Leite Silva



A Gazeta das Caldas é um semanária de Caldas da Raínha, minha cidade natal, como já tantas vezes referi, elogiando o lindo parque D. Carlos I, o edifício com fachada de azulejos de Bordalo Pinheiro, onde nasci, a praça da fruta e tantas recordações do "antigamente" dos meus tempos de miúda... quando passava os dias na rua com os meus irmãos a brincar e a correr pela praça, jogar tudo o que na altura era possível... Já lá vão uns aninhos!!! uns dias, convenhamos informar! Assino este semanário há uns quantos anos, que já nem me lembro, pois assim mantenho-me a par das notícias da "terra" mesmo quando não passo por lá.
Encontrei este texto... assinado pela Joana Leite Silva, que não conheço, nem ela a mim, seguramente, e como sou de espírito aberto, como já devem reparado e só falo naquilo que na realidade É, sem contar "histórias" no que se refere aos textos que são meus, senti-me elogiada e venho assim agradecer a "apresentação do meu gaivota-mareterra" nas linhas que me dedicam deixadas no jornal, lido por muitos caldenses, dentro e fora do País!

Fico sem palavras, gosto da minha terra e sou o que sou, quem sou, sem máscaras, nem hipocrisias, presentemente confontro-me com problemas gravíssimos e irei cada vez menos à "terra", por isso falo muito mais da Nazaré, onde tenho um apartamento, das minhas gaivotas, as minhas princesas do mar, do mar imensoooooooooooo e do areal que ele beija... das gentes que me adoptaram no coração e que são a minha família de amor! irmãos, filhos, sobrinhos, netos, tios, lá estão sempre à minha espera, e quando tenho que vir embora, a saudade já fica instalada na espera do "amanhã" em que regresse... O sangue que nos corre nas veias não define essa palavra "família", porque há pequenas coisas mais importantes que esse "sangue".
Mas, e para que não fique assim tão generalizada ou diferenciada a minha "família", é claro que o meu sangue é comum a mais alguéns... àparte das minhas filhas e netos, sempre há quem esteja bem!

Obrigada a todos pela vossa presença e visitas aqui ao meu cantinho e bem-hajam!

33 comentários:

a magia da noite disse...

por vezes não gostamos de olhar para a nossa própria realidade.

Fá menor disse...

Quando se anda de coração aberto ao mundo que nos rodeia, como tu, é claro que há sempre alguém pra dar o merecido valor.
És uma alma grande!

Muita força para ti, sempre!

Beijinhos muito amigos.

Joao Norte disse...

Viver junto ao mar da Nazaré é uma paixão.
Parabéns.

Mare Liberum disse...

Continua, Gaivota, a trazer-nos esse mar, essas princesas, essa família toda e a tua amizade sem conta nem medida. És maravilhosa!

Bem-hajas!

Embora ausente, com trabalho intenso, jamais esquecerei as tuas palavras amigas.

Beijinhosssssss milesssssss,

gaivota disse...

a magia da noite
obrigada pela visita
própria realidade...

gaivota disse...

fa menor
obrigada, fa, sou simplesmente eu... partilho viagens e confortos e alguns desgostos...
beijinhos minha querida

gaivota disse...

joao norte
obrigada,
ah pois é!!!
o mar ali aos nossos pés...
beijinhos

gaivota disse...

isamar
obrigada, isabel, tu conheces bem estas "coisas" e sabes o que posso partilhar e "mostrar"
enquanto puder cá andarei, levemente...
novo ano lectivo, muito trabalho, claro!
também nunca te esqueço
bem-hajas, isabel
beijinhossssssssssss milesssssssssss
sempre

Mário Margaride disse...

Assim é minha amiga. És uma pessoa maravilhosa que estimo.

Um excelente fim de semana!

Beijinhos

Mário

RETIRO do ÉDEN disse...

Ex.,
Gostei muito e vou procurar o artigo na m/Gazeta.

mas agora envio-te um cheirinho da obra do JVCalado.

...
mormente a solidão mais íntima
a mais derradeira ardência extinta
entre as sombras da floresta
em palavras reprimidas ou jamais pronunciadas,
a imagem o perfil duma palmeira solitária
incansável na secura dum deserto.

in Viagem através da Luz de José Vieira Calado


Pensei que te visse por lá...penso que não estavas...eu estive.

Bjs.
Mer

FOTOS-SUSY disse...

OLA SAO, BELISSIMA POSTAGEM...OBRIGAGADO PELA VISITA...QUE TENHAS UM EXCELENTE FIM DE SEMANA QUERIDA AMIGA, FICA COM DEUS!!!
BEIJOS DE CARINHO,


SUSY

São disse...

Eis alguém que sabe reconhecer o valor quando o encontra - o que já é uma boa recomendação acerca de Joana Silva.

Acerca de ti, minha querida xará, os elogios são todos merecidos.

Gosto imenso das Caldas desde a minha primeira visita, ainda era adolescente.

Das cavacas, também,rrsss

Recebeste o meu e-mail?

Um abraço fraterno para ti.

Anônimo disse...

Uma boa partilha para uma solarenga tarde de Outono.
Uma caminhada na paria e as gavoitas a sobrevoar- nos.... encanto único.

Bom fim de semana.

Beijinhos gaivota.

Menina do Rio disse...

Bela postagem partilhada de amizade. Que essa gaivota continue sempre a pousar à beira de suas águas...

Beijos

gaivota disse...

mário margaride
olha que começo a corar... fico envergonhada com estas coisas...
nem mereço nada disto!
sou apenas EU!
obrigada
beijinhos

gaivota disse...

retiro do éden
pois não pude ir, mer e já te expliquei porquê, outras "vidas" e chatices, tive que ir a Caldas, também não posso estar cá na apresentação do livro do eduardo aleixo, para a semana, motivos idênticos!
não sei em que gazeta saiu, pois encontrei no artigo na gazeta on line, já deve ter sido há mais tempo...
vou tentar saber quando lá fôr!
beijinhos

gaivota disse...

fotos-susy
obrigada, minha uerida, e bom fim de semana também para ti
beijinhos

gaivota disse...

são
xará linda, recebi o mail... tudo há-de ter o seu desenvolvimento, mas ando "trespassada"...
nem sei quando saiu este artigo, encontrei-o na gazeta on line, deve ter sido ainda antes do verão, penso! mas vou lá saber
cavacas e trouxas de ovos......hummmmmm, até me lambuzo toda!
e depois quero perder peso!!!
beijinhos

gaivota disse...

maria valadas
nestas lindas tardes que ainda nos acompanham, só mesmo andar na areia por entre as gaivotas...
bom fim de semana
beijinhos

gaivota disse...

menina do rio
obrigad! quero ver se sim, se me deixam continuar as minhas passadas pelas areias com as gaivotas!
bom fim de semana
beijinhos

Maria Faia disse...

Querida Amiga,

A magia dos mares, e em particular do nosso lindo mar Nazareno, são uma felicidade partilhada por nós e por muitos(as) outros(as) que amam e sentem na diversidade, na beleza e na liberdade.
As gentes Nazarenas são o que nós delas conhecemos - afáveis, francas e leais.
Caldas da Rainha, de alguma forma também minha, foi o berço do meu parto e essa ligaçao umbilical está sempre presente pelo que, subscrevo inteiramente o convite que deixas aos teus leitores. Visitem as maravilhas de Caldas da Rainha e Nazaré.

Para ti, deixo um grande abraço amigo, com votos de um excelente Fim de Semana,

Maria Faia

L e n a disse...

Es uma mulher apaixonada, e escreves muito bém sobre tuas paixões.

Olha diz a Francelina que es a Gaivota e que tems um blog...
comprei lhe esta semana o seu ultimo livro, dizendo lhe que o tinhas começado a apresenta-lo no teu blog.

O mar esteve lindo, agua muito quentinha...dei la algums mergulhos.
Esteve ai dias de verão mais quentes que em agosto o julho.
"O Slavo" esta de férias, não deu para la ir provar aquelas especialidades.
Foi uma curta visita que ai fiz (problemas de familia)

Beijinhos
Bom fim de semana !

Olha aqui disseram que ja gela pela a manha...

Duarte disse...

Desconhecia-o.
Gostei, fazem falta meios divulgadores que calem no povo, que sejam transmissores de noticias, sempre redundam em convivência.

Abraços e um bom fim de semana

gaivota disse...

maria faia
obrigada pelas tuas palavras
pois é, caldas vai sendo "berço de parto" para tantos bebés! ou leiria...
e é lindo o nosso oeste, os nossos sítios! por isso, digo, venham!
beijinhos

gaivota disse...

lena
então estiveste por aqui... eu já tinha dito à francelina que de vez em mquando punha as escritas dela por aqui...
o slavo foi à terre, à eslováquia com a Katarina, chegarão dia 22, que pena! mmoro aí, mesmo perto deles...
o tempo vai refrescar... mas o nosso mar está sempre demais "desmaziado", lindoooooooooooo
frio, nem vê-lo!
beijinhos

gaivota disse...

duarte
são meios pequenos, já foram pouco mais que vilas, crescem e tudo se nodifica, até a informação, os média...
bom domingo
beijinhos

aapayés disse...

Tienes un blog estupendo.. bello tus escritos.

Un gusto pasar por tu esapcio. te sigo y te llevo a mi blog para leerte con mas frecuencia..


Un abrazo..
Saludos fraternos...

gaivota disse...

adolfo payés
muchas gracias por tu visita y por las palabras!
venga, serás bienvenido
te deseo un buen bomingo
besitos

Vicktor Reis disse...

Querida Gaivota

Bonita e merecida homenagem feita pela Gazeta das Caldas a uma filha da terra que tanto merecimento tem na partilha dos afectos e no amor às "suas" terras.

Que seja um incentivo, neste mundo em que há tanta dificuldade em reconhecer o bom trabalho alheio, a que contnues nestas bonitas dádivas de saber e de sentir.

Beijinhos.

gaivota disse...

vicktor
obrigada pelas tuas palavras, nem sei quando saiu a peça, encontrei por acaso, em buscas...
beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Gostei de ver reconhecido o seu blogue como o bom blogue que é. Porém houve uma coisa que me deixou preocupada. "Presentemente confronto-me com problemas gravíssimos"
Espero que não tenha nada a ver com saúde amiga, porque tudo o resto se torna de somemos importância em relação à saúde.
Um abraço e tudo de bom

gaivota disse...

elvira carvalho
minha amiga, os problemas piores não são mesmo os de saúde...
nesse campo também não estou nada bem, mas nem quero pensar, tenho que fazer uns quantos exames,raios x ecos... mas será depoissssssssss
fiz uma centigrafia óssea total e estão algumas coisas mal, tenho que repetir alguns exames...
obrigada pela s palavras e pelo seu cuidado, elvira
beijinhos

gaivota disse...

a teoria do kaos
claro que gosto de animais!
já lá vou...
beijinhos