segunda-feira, 30 de junho de 2008

Leite creme conventual

Batem-se 12 gemas de ovos com 300 gramas de açúcar e casca de limão, durante meia hora, até ficarem esbranquiçadas.
Junta-se um polme de 75 gramas de farinha de trigo desfeita em 1 litro de leite e leva-se ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura e deixar engrossar um pouco.
Retirar do lume e deitá-lo numa travessa ou tigelas individuais.
Em querendo, pode polvilhar com açúcar e queimá-lo com um ferro próprio para este fim.
Receita do Convento de S. Bento de Monção

É uma boa sobremesa, "leve" e agradável para esta altura do ano, sem pensar no colestrol...

24 comentários:

Carla disse...

"leve"?!?...como resistir a este belo aspecto...vou roubar a receita
beijos

Iana disse...

Amiga querida, minha linda Gaivota...
Desculpa minha ausência estive doente, passei dias e dias maus e maus... esses últimos meses para essa sua amiga aqui não foram nada bons como já imaginas ao ler meus poemas e o sentimentos que a li deixo revelar,...

Mais, já estou me sentindo melhor de saúde, estou me levantando o corpo as vezes parece não estar muito querendo mais temos que ser forte e não se entregar!

Sinto saudades e venho cá deixar meu carinho e amizade e dizer-te que não te esqueci e que sempre lembro-me de ti com carinho...

Tenha uma rica semana de paz e muita felicidade eu desejo de coração minha linda Gaivota que conquistou minha amizade, meu carinho e repeito...

Beijos mil
sempre
Iana!!!

Teresa Calcao disse...

Quem pode resistir a coisinhas tao docinhas????? NOT ME!!!!
Beijinho para ti Gaivotinha linda

~ Marina ~ disse...

Amiga, essas tuas receitas são uma tentação! Ainda bem que eu trabalho tanto fora de casa, que quando chego no fim do dia não tenho mais coragem de encarar um fogão. Mas, repassarei para a minha irmã, que adora fazer essas sobremesas, e aí, então, fica mais fácil comer só uma pequena porção.

Obrigada! Beijos!

João Videira Santos disse...

Que gulodice...O que eu dava para provar este leite creme...

Raul Martins disse...

Por favor, Gaivota... Por favor... Não nos tragas destas tentações!!!
Carpe diem!

gaivota disse...

carla
"leve", sim, leveeeeeeeeeeee
beijinhos

gaivota disse...

iana
minha amiga, espero que estejas melhor e que tudo se restabeleça rapidamente
fica bem, minha amiga
beijinhos

gaivota disse...

teresa calcao
me neither..................
beijinhos

gaivota disse...

gerlane
diz à tua irmã que se esmere, tu mereces..................
beijinhos

gaivota disse...

joao videira santos
então, vá! mãos ao tacho!
beijinhos

gaivota disse...

raul martins
é só pegar na colher...
beijinhos

Mário Margaride disse...

Que maravilha de bolo!

Já comia uma fatiazinha...

Beijinhos querida amiga

Mário

Anita disse...

"Tudo o que seja mais forte e profundo do que quaisquer palavras é encontrado no amor."
Um dia maravilhoso para ti amiga.
Ai as receitas conventuais são a minha perdição...
Beijinhos doces.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

poetaeusou . . . disse...

*
e eu . . . nada,
não é . . . ?
,
há mais marés que marinas ...
,
pililipares,
,
*

gaivota disse...

poetaeusou
ah ohhhhhhhhhhhhhhhhh
pois há, olha que o mar tá um cão!
marés vivas em julhoooooooooooooo
jinhos

Juani disse...

cada vez que vengo a tu blog, engordo
2 kilos
saluditos

gaivota disse...

juani lopes
que bueno!!! te pones 2 kg solamente al mirar... fijate si lo comes!!!
besitos

LM disse...

pois eu nao vou pensar...assim mesmo levo a colher á boca...

gaivota disse...

l&m
então serve-te à vontade, é bom........
beijinho

A Flor disse...

Ai mãezinha!!!! QUE TENTAÇÃO!!! Ai ai ai....

Só pela fotografia, a água cresce na boca... imagina isso à minha frente... nem quero imaginar... adoro leite creme... é um dos meus doces preferidos... ai ai ai que mázinha que tu és..... :))

Já regressei, felizmente tudo correu bem. Agora no final de Agosto volto a ter uma semanita de férias no Alentejo, Vendas Novas, até lá, muito trabalhito me espera, mas lá terá que ser!....

Abraço apertadinho em Tu da Flor

Isamar disse...

Gaivota, Princesa do Mar

Um doce conventual de que tanto gosto mas que tem de ser comido com moderação. Como posso vestir depois o biquini?

Beijinhos, linda!

gaivota disse...

a flôr
também eu, gosto imenso de leite creme, assim, conventual ou à moda antiga...
hummmmmmmmmmm
bom trabalho!
beijinhos

gaivota disse...

sophiamar
olha o bikini...
ahhhhhh, fica um pneu de fora, mais coisa menos coisa... a idade também faz das suas!
beijinhos, minha linda