



A época natalícia/festiva chegou ao fim com a comemoração do dia de Reis. É hora de retirar os enfeites, desmanchar a árvore, arrecadar o presépio e todas as decorações e luzes que fizeram parte da magia do Natal!
Foi tempo de enraizar mais ainda as amizades e fazer os melhores votos de um feliz ano novo que se brindou com um champagne ou espumante... e as tais 12 passas ou bagos de uva, sendo que cada uma corresponde a um desejo formulado!
Foi tempo de bolo de rei, ou de rainha, e todos os fritos cheios de açúcar e canela, talvez um queijinho e um cálice de vinho do porto...
É tempo de fazer uma 'ronda' por todo o ano que acabou e reavivar os bons momentos, a convivência, os amigos que mais marcaram a nossa vida!
Esqueçamos os dias mais monótonos, se é que houve tempo para tal, e fixemos mais ainda as nossas amizades que se consolidaram.
Logo a seguir à família, NETOS, marido, filhas, genros, irmão, estão os AMIGOS, como já sabem, os do Coração. Cada um tem o seu lugar, aqueles que conservamos há mais de 40 anos e outros que são de há pouco tempo... e até mesmo os viruais, que, de um modo ou outro, também fazem parte desta passagem de vida! E são tantos que não me atrevo a enunciá-los, não vá eu esquecer-me de alguém... e depois... parece mal!
Juntamo-nos, confraternizamos, convivemos, à volta da mesa e de um copo de vinho!
No nosso almoço de natal/fim de ano, coube-me a mim 'levar' o tacho! Vamos rodando, é mais agradável, experimentamos sabores, paladares e outros temperos, e juntamo-nos no Slavo semanalmente, ou de quinze em quinze dias, somos 7 ou 9 ou 10 e é sempre divertido e diferente e sabe sempre muito bem!
Há tempos a Cláudia, é cozinheira, já nos conhecemos há uma boa dúzia de anos, dizia
"É giro, São, sirvo-te há tantos anos e agora és tu quem me serve!"...
Brincamos, contamos coisas de cada um, recordamos episódios de outros dias, que de uma maneira ou de outra nos abrange e tantas outras histórias que fazem parte das gentes da Nazaré!
E de todos estes bocadinhos, hoje uns, amanhã outros, vamos fazendo o nosso dia-a-dia, tentando não pensar no negativo que por vezes tanto nos massacra!
Vivemos! Na simplicidade de existir e respirar! e com todos estes amigos decoramos o coração, durante o ano inteiro!
Seguindo em frente, porque atrás... vem gente!
E toca a andar, que o Carnaval está à porta! e o mote deste ano é
"2010, só o caguêra é que partiu os pés!"
- depois conto a história do 'caguêra'...