No verão ainda teremos que ir a banhos à pedra do guilhim...
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
É CADA PING' QUE MATA UM PALEC!
No verão ainda teremos que ir a banhos à pedra do guilhim...
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
No palco da areia, a norte da praia, onde as bandas infernais e grupos carnavalescos sobem para reinar e cumprimentar os reis eleitos, cantando os temas que os identificam
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
CARNAVAL
A Márcia prontinha para entrar no desfile do seu grupo, com a tarola afinadinha e pronta a marchar
Algumas imagens do desfile do corso carnavalesco de domingo, agora 3ª feira há mais, entre muitas latas de sumos e cervejas, algumas sandes, lá vai correndo o desfile. Em acabando lá se juntam aos grupos nos vários restaurantes já escolhidos para jantarem e seguidamente irem para o balhe, nos salões de festas e/ou também pelos bares da praia, onde a música alegórica se mantém pela noite dentro
De manhã, pelas 9 horas, já mais dispersos, mas vamos encontrando alguns foliões na praça dos cafés, ainda com a sua cervejola e prontos para o resto do dia!
Muita música, muito som, muita paródia, divertimento, até agora sem ocorrências a registar, mesmo sabendo que o areal foi colchão para as possíveis horas de sono durante o dia, já que o sol apetecia e o mar estava feito uma enorme piscina.
É bom saber brincar e conviver com este povo que tanto se empenha com o seu próprio carnaval, e que o fazem o melhor que sabem para o seu povo, as gentes nazarenas, e que também agradam a todos os visitante que cá se chegaram!
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
MEME - Desafio

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
DESAFIO DA ANITA
A Anita de "Amor Fraternal" propôs-me um desafio... (és uma marota...)
O desafio consiste em procurar a 6ª fotografia da pasta de fotos do computador e publicá-la e comentá-la. Entre tantas pastas de fotos, vim escolher Madrid!, porque é uma cidade especial e como sabe sempre bem ir até lá e sentir a noite madrilana, pela Plaza Mayor e Las Cuevas, El Tablad... e porque em Fevereiro Madrid sabe melhor!
Esta foto foi na zona da Plaza Mayor na noite em que fomos assistir a um "Tablad Flamengo", que mais uma vez muito me fascinou e despertou mais ainda a vontade de voltar...
Repassar o desafio a seis amigos, mas não vou nomear nenhuns amigos e deixo o desafio para quem quiser prosseguir, pois até foi interessante vir rever e recordar estes fins de semana diferentes...
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
NAZARÉ D'AMADA
Outra irmão, do coração... A Nazaré é uma nazarena a tempo inteiro! veste saia de roda, é uma mulher dos sete ofícios, tem umas casinhas, uns apartamentos que aluga na época balnear e nestas alturas de festas e grande afluência de turistas à Nazaré. Lá está ela com a sua placa a dizer "Chambres, Rooms, Habitaciones, Zimmers"... Tudo limpíssimo e arranjadinho, como toda a nazarena que se preza, é um mimo! Organiza excursões em épocas paradas, depois do verão e para fins de semana festivos de outras regiões.
O seu homem anda no mar, os filhos casados e já tem os netinhos que acarinha a todo o momento. Uma mulher sem par, uma amiga do coração!
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
MARCHA DA FORMIGA
A Marcha da Formiga, uma das muitas marchas do carnaval nazareno, esta em honra da minha querida irmã do coração, a Marina, proprietária do restaurante Maria do Mar, onde reina a boa cozinha, a alegria, a festa do povo nazareno que contagia qualquer "palec'" que cá chegue...
Um dia conto-vos o que é um "paleco"...
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Mar-Alto 2009

Olha que jêtes!
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
ANNYA

A Annya é uma princesinha que completará 5 anos em Maio, a mãe é de Guimarães, mulher do norte, cheia de fibra e lutadora, o pai, natural de Angola, bom rapaz, com vontade de vencer, dando a mão a todo e qualquer trabalho. São uns jovens, ainda, conheceram-se em Peniche, apaixonaram-se, ela, uma menina magricela e pequenota, ele, um rapaz alto, bem constituído, de cor. Fazia uns biscatos, e trabalhava num bar à noite, "desenrrascava-se". A Sofia teria uns 16 anos e o Helder 20. A família descobre o namoro e começa a "guerra", porque ele é angolando... Decidem viver juntos, uns putos! deixam para trás familiares e amigos, e escolhem a Nazaré como porto de abrigo, mantinham presente o cheiro do mar e as gentes das pescas e muito espaço para dar largas às suas paixões. E há sempre um tio, ou uma tia nestas terras de mar tão próximas, mesmo sabendo-se que há grandes rivalidades entre nazarenos e penicheiros, mas, na realidade, nem um nem outro são naturais dessa vila e passam a ser "pexins" (nome atribuído ao povo nazareno). Alugam uma casinha, arranjam trabalho, lá vão vivendo, criando novas amizades e familiarizando-se com vizinhos e amigos, o que na Nazaré é bem fácil! Todos somos primos... Encontrámo-nos uma e outra vez, e passei a ser a confidente, a companheira dos desabafos, e entre petiscos lá vem a boa moamba para a saudade do Helder, a cachupa, a pedido de outra amiguinha cabo verdiana, e outras iguarias, que serviam de "desculpa" para jantaradas e confraternização nas noites da nossa praia, antes de irmos para a "night"
Passei a ser a "mamy" e adoptei esta filhota... Há 5 anos o Helder partiu para outro país à procura de trabalho, deixando a Sofia à espera de bebé e na expectativa de ir ter com o seu rapaz logo após o nascimento da filhota. Mas como a Sofia não é rapariga de estar parada, lá se mexeu, deu a volta ao assunto e em 2 meses está junto da sua paixão, pelo que a Annya já não nasceu em Portugal, e lá estão os 3, entre tantos e tantos "tugas". Uma autêntica comunidade benfiquista!!! apaixonados pelo football, como é quase "obrigatório"... e também muito cúmplices com o hóquei em patins, já que em tempos éramos bem famosos e conhecidos mundialmente!
Com esta foto acabada de receber, vinha a mensagem "Mamy, a tua neta está linda, estamos todos bem e felizes, com os nossos trabalhos e a Annya na escolinha! Quero que sorrias para ela e penses em nós com alegria! Adoro-te" - respondi "Lindaaaaaaaaaa a minha neta! já só quero o agosto para ver se é desta que virão até ao nosso cantinho... fiquei comovida, filhota, mas com grande sorriso para os 3!!! Adoro-vos, meus amores!"
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
MEMÓRIAS DE ONTEM (3)

Conversas da fonte. O nome parece ter a ver com o facto de, por aquele local, ter havido uma casa de "meninas", cujo preço seriam os tais "sete e quinhentos".`
Ia-se à fonte para buscar água em cântaros e também para se saber das novidades da terra, das "enchentes" que por aí se falavam, dos namorados que tinham fugido para as Caldas ou Alcobaça...

Partes iguais de peixe sorteadas entre os pescadores da "companha" (companheiros), como complemento dos magros ganhos do dia de pesca.
domingo, 1 de fevereiro de 2009
MEMÓRIAS DE ONTEM (2)
O tempo de lazer, do "paulito", das conversas sobre o que se passava e não passava na Nazaré, do "mais um copinho", das "arrenegadelas", dos palpites sobre o tempo e mar, das "matrículas", das "idas ao mar", dos "quinhões" mal repartidos..

