


Há relativamente poucos anos, nas casas dos pescadores da Nazaré, temia-se a aproximação do inverno, e ansiava-se que o verão chegasse o mais rapidamente possível. Pois os invernos eram muito compridos, e o malvadio impedia que os pescadores fossem ao mar, em busca do sustento da família. E, no verão, podiam ir ao mar e alugar as casas aos banhistas. Assim, era fequente ouvir-se:
"Deus quêra qu'este V'rão venha uma gentinha qu'é p'al'gar a 'nha casa, a ver s'arranj'algum dinhêr' pó invern'. Ai o qu' vai ser d'agente este invern', c'u mar q'aí tá!..."
Paralelamente, falava-se também nos festejos populares:
"Tá quase aí os Sant's", "Tá quase aí o Natal", "Já me q'ria no Carnaval", "Já aí vêm os Pass's e log'a seguir a Páscoa".
Era esta, e ainda é hoje, a linguagem frequene nas casas e nas ruas da Nazaré.
Um dia, na escola, a professora perguntou ao Júlio Bulha Bulha quais eram as estações do ano. O Júlio, por hábito e tantas vezes ouvir em casa, ou apenas por esquecimento, respondeu:
- As'taçons do ano, p'ssôra?... Atão, é o invern', é o v'rão, os Sant's, o Natal, o Carnaval, os Pass's e a Páscoa!...
Joaquim Pimenta, Nazaré - suas histórias e gentes
E hoje é dia de S. Brás, feriado (para quem quer...) na Nazaré. Em romaria lá vai a vila inteira até ao monte de s. bartolomeu, onde existe a ermida de s. brás, e assam-se chouriças e morcelas de arroz, e bebem-se uns vinhos ou umas cervejas, convive-se e brinca-se antevendo o desejado carnaval que está mesmo a chegar!
Até porque 'ele' já é vedeta desde o princípio de janeiro, é rei de todos os bailes e as marchas carnavalescas estão no ar e na boca de todo o povo!
Era o dia de aniversário do João... não quis e não soube dizer NÃO... a tempo...
"mãe, estou doente... a sério... vou partir... foi tudo demais!"
apenas me chamava "mãe", era um dos filhos que não pari, mas muito querido!
E faz anos outra princesa/sobrinha da 'nha rua, a Elsa, 22 aninhos, e ... com a barriguinha a crescer!!!Parabéns, minha querida, mais um netinho que vai correr por aí, à frente do mar...