quinta-feira, 24 de março de 2011

A Serra






Muito frio... porque é diferente! só estavam -4º logo de manhãzinha, mas o frio da Serra da Estrela é mais penetrante... e muita neve! mas muito nevoeiro... e vento e depois a chuva!
Para aproveitar uma viagem de trabalho, arranja-se mais 1 ou 2 dias e aproveita-se para brincar um pouco na neve e ver as pistas da nossa serra, mas o tempo não deixou!
Para mim era mesmo só o passeio e a companhia, pois as lesões da minha coluna e joelho não me permitem qualquer espécie de "risco"... levo o livro, um crochet e entretenho-me, mas ninguém pode aproveitar!
Faltou mesmo o sol, esse amigo quentinho que deixa fazer lindas fotografias nas neves!
Agarram-se papéis e resolvem-se alguns assuntos, e passa-se por Seia para comprar uns queijinhos...
Fica para a próxima, pode ser que corra melhor!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Poesia / voz / recordando



Neste dia mundial da poesia, deixo um lindo poema na maravilhosa voz da nossa diva do fado!
Uma gaivota que sobrevoa todos os meus amigos que trago no coração, e que não enuncio pois faltaria sempre alguém...
e também para ti, Mãe, uma amante de poesia e de escrita e desta grande senhora de quem tanto gostavas... lembro a 1ª vez que fomos à Holanda, há quase 39 anos, e em Den Haag - Madouradam, nos perguntaram de onde éramos, "Portugal!" - "Oh, yes, Amália Rodrigues, Eusébio, Benfica!!!"
(Quem havia de dizer que voltaria tantas vezes à Holanda!)
ERA assim a nossa imagem, o nosso Portugal pelo mundo fora!

terça-feira, 15 de março de 2011

Algumas entradas...


Morcelas de arroz e chouriças assadas, com salada e doce de framboesa

Carpaccio, à moda do Slavo!

Pimientos de padrón, unos picán, otros nó...

Setas salteadas com courgettes

Queijo ladeado de bacon, gratinado com nozes!

Camembert em casca de amêndoas, e doce de abóbora gila...

O requinte... cogumelos laminados, panados, salami piperoni, salpicão, rúcula, pimentos... hummmmmmmmmm

Uma saladinha, com laranja

Outra saladinha

Paté de mascarpone com salmão, e umas tostinhas

Figos frescos com queijo de cabra, no forno

Deixo umas coisas boas para abrir o apetite!

O tempo voa, as coisas vão-se passando, e o carnaval já era!
Este povo é demais... o mar pensa que é uma lagoa gigante! e as minhas meninas gaivotas estão cada vez mais lindas!
A rotina voltou ao seu normal, as escolas, as birras...
Hoje não quero isto, amanhã não gosto daquilo...

Vou andando por aqui, aos poucos, visitando alguns amigos, deixando umas fotos...
este computador está muito lento, para abrir uma página demora imensooooooo
e mails, já era... no hotmail estão lá mais de 300, no gmail passam os 560 e ao sapo nem espreito!!!Perco uma hora por dia a ler e despachar alguma coisa, os mais antigos, e é claro que o tempo não chega, é a casa, os netos e as filhas que aparecem por acaso, há que improvisar uma refeição, e o que vale é que não me atrapalho, e do nada vai saindo sempre qualquer coisa diferente e boa!
Já no tempo dos meus "filhos argentinos" - hoquistas do benfica - apareciam e lá estava uma boa quiche do "frigorífico", era o que havia! era sempre um sucesso, e a entrada estava feita!
E como descobri outras habilidades, já acabei uma colcha em crochet, que ficou enorme... para a minha cama da Nazaré, que é grande e alta, é de ferro, era da minha avó e, mesmo assim, vou ter que desmanchar um bom bocado, agora é arranjar coragem e tempo para ficar em casa, porque lá é mais para andar com os amigos!

E vou deixar aqui, no meu cantinho, um grande beijinho especial de Parabéns à minha Amiga Isabel, que tem uma princesinha Maria, que completa hoje 3 aninhos! Bem hajas, amiga e tudo de bom para toda a família, muita saúde e amor, muitas felicidades!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Mais carnaval...


A minha linda sobrinha, a Raquel, correu do desfile para vir dar um beijinho aqui à tia... é claro que tenho que me sentir uma previligiada e babada por este povo que tão bem me acolhe!




os da avenida...

afinal o "blindado" está aqui!!!

Um domingo maravilhoso, o S. Pedro continua de mão dada conosco...
A praia está lindaaaaaaaaaaaaa, os amigos encontram-se, quem está fora, não pode deixar de vir à terra nesta altura do carnaval! De Angola, Da Holanda, de Inglaterra... Rever o "meu pessoal" de há tantos e tantos anos... provas de afecto e carinho que me sabem tão bem... pronto, já estou a "pingalhar", são os 60 anos...lololololololol
O tema já sabem, é demais! X'andar, X'osir, X'ostar..., as marchas, as letras, as músicas, só inxentes e alborques, licotices e enleios...
o Nuno, numa das marchas, diz assim "tou com gómites de guemitar... na sê o qu'é que tenhe, inté parece que tou prenhe, á carnaval vai mijar!"
isto é mesmo um riso.... total!!! é só mais um dia, onde tanto e tanto trabalho, dias e noites a montar cenários, arranjar os carros alegóricos, as fatiotas dos participantes, tudo com muito amor e carinho, à moda da praia, só com a prata da casa!
E agora vou ver o mar!!!
Divirtam-se!

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval da Criança







Ontem, sexta feira, ocorreu o desfile de carnaval das crianças da Nazaré, todas ensaiadas à maneira, conforme os contos infantis tradicionais, as brancas de neve e os sete anões, os porquinhos, os joões ratões e as suas carochinhas, príncipes e princesas, gatas borralheiras... revivemos histórias de encantar de Walt Disney nestas crianças dos infantários até ao 1º ciclo de todas as escolas pertencentes à Nazaré.
O desfile percorreu a nossa marginal até à pracinha, onde foi feita a apresentação individual de cada escola e com suas crianças. O S. Pedro ajudou, e foi muito lindo!
Muito bem organizado e os nossos pequenos reis e rainhas de futuros carnavais, portaram-se à maneira!
Parabéns a todos! Viva o carnaval! X'ANDAR, X'OSTAR, X'OSIR, não tens mais qu'é qu'auguentar!!! mai' nada!

terça-feira, 1 de março de 2011

Mais carnaval da praia!




Uma cégada à moda praia e mais uma marcha das "Bicicletas", com letra do meu amigo Alfredo Monderrei e música de outro grande amigo, Profírio Laborinho, na voz temo o Nuno Esterlinha... e uma maravilhosa entrevista/introdução doutro grande amigo, o J'quim Gaivinha! devemos esquecer algumas coisas e seguir em frente nesta época e terra carnavalesca...
Vá lá apreciem a letra e divirtam-se!
enleios e inxentes estão sempre certos, há gentes assim, destas coisas... compulsivamente mentirosas e dedicadas à inveja e prepotência "democrática"!!!
e seja o que Deus quiser!
oh, amanhã morremos todos... só uns à frente dos outros...
são uns dias que terão que ser diferentes, a vida é dura de levar em frente, mas como dizemos por aqui...
"tragam micr's pá nha boca se querem ver o que é cantar!" e lá tá, o "patuá" não enche barriga! o pato é que sim!!!
X'andar, X'ostar, X'ozyr!!!
ai carnaval, carnaval, és demais esmaziado!!!